segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Shadow Era Trading Card Game



     Recentemente conheci este card game em uma versão online, joguei e por um lado é interessante, mas por outro achei que precisava de mais originalidade, como o mesmo chegou ao meu conhecimento por um amigo, pedi que ele fizesse o texto sobre este card game já que o mesmo joga profissionalmente.






"Shadow era surgiu em 2011 primeiramente na forma digital e após certa adesão dos jogadores as cartas físicas do primeiro set (Call of the crystals), que continha 200 cartas começaram a ser fabricadas. O jogo já recebeu duas expansões (Dark prophecies e Shattered fates) e agora conta com aproximadamente 650 cartas.
A mecânica é bem simples. Quem já jogou Yu-Gi-Oh e Magic entenderá rapidamente como se joga, visto que como ainda existem relativamente poucas cartas, não há muitos conflitos de regras. O objetivo é matar o herói do jogador oponente, que possui de 26 a 30 de HP. Cada herói possui uma classe e uma facção, e determinadas cartas só podem ser usadas caso o herói seja da classe ou facção correspondente.
As classes são: guerreiro; mago; arqueiro; elemental; tratante; sacerdote; e lobo. As facções são: humanos; e sombrios.
Sacerdotes e tratantes sempre são humanos e lobos e elementais são sempre sombrios. As outras classes possuem heróis de ambas as facções.
Existem 4 tipos principais de cartas: herói; aliado; item; e habilidade. Com exceção do herói, que já começa em campo, cada carta possui um custo de recursos para que seja colocada em jogo. A geração de recursos é feita a partir do sacrifício de qualquer carta da sua mão ao início de cada turno. Isso não é obrigatório, mas obviamente nos primeiros turnos é necessário sacrificar cartas para que o jogo se inicie. E é aí que está a estratégia. Saber quando e qual carta sacrificar requer um nível alto de conhecimento do jogo para que se alcance vitórias em nível competitivo.
 
O lado positivo é que os criadores das cartas tentam manter o jogo o mais equilibrado possível quanto às classes, para que nenhuma se sobressaia tanto, mas até o lançamento de Shattered fates a supremacia de Moonstalker (lobo), Amber (guerreira) e Eladwen (maga) era bem perceptível. Com a expansão vieram mais heróis, com pelo menos um novo de cada classe. Ainda não é possível afirmar, mas é bem provável que outros decks passem a dominar o cenário. Porém, é possível jogar bem com quase todos os heróis. O que acontece é que com uns é naturalmente mais fácil. Prova disso é que o vencedor do primeiro torneio mundial online foi um deck sacerdote (Jhanna mist), uma classe poderosa, porém difícil de se jogar.
Um lado que para muitos é negativo, é que as expansões demoram a sair, sempre mais de um ano. Se você gosta de explorar cada carta do jogo e testar vários decks, talvez não se incomode com isso, assim como eu. Prefiro qualidade em vez de quantidade."
RANGEL DE CASTRO



Bem, com um resumo como esse dá para ter uma noção de como funciona o jogo, como disse no começo, ele peca somente por originalidade, pois numa primeira vista iriam dizer que é uma cópia barata de Magic, mas é aí que mora o erro dos leigos em card game. A jogabilidade baseada em sacríficio das cartas de sua mão para geração de recursos é o que requer um bom nível do estrategista, o que diferencia muito nesse quesito no Magic.
Sendo assim, fica o registro da segunda matéria sobre card games, esse no entanto não está entre os que não são mais fabricados, mas devido ao sucesso do Magic, infelizmente shadow era passa despercebido nas prateleiras e vitrines das lojas de cards, vale a pena jogar????? Claro que sim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário